Faz sentido.
Aliás, faz muito sentido.
A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) diz que ato é punível com uma coima mínima de €300.
O Presidente desta Associação, diz que é uma vergonha!
Alerta para falta de conhecimento da lei por parte dos proprietários, trabalhadores da restauração e até dos próprios consumidores.
Diz ainda, que é preciso mudar os hábitos do setor da restauração, cujos trabalhadores têm de perguntar ao cliente se quer entradas e comunicar o preço com antecedência.
Diz um especialista em direito do consumo, que nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este inutilizado.
Ora bem, posto isto, em primeiro lugar se não pedi não tenho de pagar, a não ser que consuma, aí será faturado, simples, é bom senso.
Em segundo lugar, vou a um restaurante de vez em quando e acho que a tendência de pôr as entradas na mesa à socapa mantêm-se, tudo bem, não é por aí, o empregado faz mais uma viagem, é só chamar e dizer que não queremos entradas, no meu caso, o pão também vai para trás, a não ser que seja sardinhas (este ano foi em grande, na Nazaré e no Carvalhal).
É claro que gera sempre algum constrangimento, porque estamos a mandar para trás, porque o restaurante quer é vender, mas na realidade está a impingir.
Já alguém teve a experiência de deixar ficar as entradas na mesa, não consumir, logo não vai querer pagar, pedir a continha (fofinho!), verificar a fatura e voilá, não é que as entradas estão na conta (já não é continha!) e depois o que aconteceu?
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